Guarulhos empossa os novos membros do Conselho de Promoção da Igualdade Racial

Segunda, 03 de Junho de 2024 - 17:26

A posse dos 33 membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) para o biênio 2024/2026 ocorreu na última terça-feira (28) no auditório da OAB Guarulhos, no Centro. O evento contou com a participação da subsecretária da Igualdade Racial, Andréia de Andrade, do subsecretário da Juventude, ​Leandro Soares, da presidente do Compir gestão 2022-2024, Luiza Owhoka, e da vice-diretora acadêmica do campus Guarulhos da Unifesp, Sandra Santos, que proferiu uma palestra sobre o panorama e os desafios dos conselhos de direito e as políticas públicas de igualdade racial.

A escolha da nova mesa diretora do Compir acontecerá na primeira assembleia ordinária, prevista para este mês, sendo que a presidência e a vice-presidência serão exercidas alternadamente a cada gestão por representantes do governo e da sociedade.

O Conselho

O Compir é composto de forma paritária por representantes do poder público municipal e da sociedade civil. A nova gestão possui um representante do Legislativo, uma de notório saber indicada pela Unifesp (a professora Sandra Santos) e oito das seguintes secretarias municipais: Saúde, Cultura, Educação, Direitos Humanos, Segurança Pública, Igualdade Racial, Juventude e Trabalho.

Completam o quadro do Compir representantes de oito instituições de segmentos religiosos, LGBTQIA+, capoeira, defesa dos direitos da cidadania, universidades e instituições educacionais, sendo elas: Abaça Angomim Cumbela Ria Angoromeia, Associação Rosas Negras, Família Stronger, Flechas do Bem, Liga Regional Guarulhense de Capoeira, OAB, Pastoral Afro - Diocese de Guarulhos e Sesi.

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial foi instituído em 2009 pela lei 6.603. Ele é um órgão colegiado permanente, consultivo e deliberativo vinculado à Subsecretaria da Igualdade Racial.

Ele tem como finalidade propor, em âmbito municipal, políticas de promoção da igualdade racial com ênfase na população negra e outros segmentos étnicos da população da cidade com o objetivo de combater o racismo e a discriminação racial, desconstruir preconceitos e reduzir as desigualdades raciais, inclusive nos aspectos econômico, financeiro, social, político e cultural, além de exercer o controle social sobre as políticas de promoção da igualdade racial desenvolvidas em Guarulhos.

Imagens: Divulgação/PMG