Guarulhos celebra conquistas no mês do orgulho LGBTQIAPN+

Quarta, 05 de Junho de 2024 - 08:00

Em junho, o mês do orgulho LGBTQIAPN+, é realizada a Parada LGBT na avenida Paulista, em São Paulo, um dos maiores eventos do segmento no mundo, que convida todos a apoiar essa comunidade e se orgulhar de fazer parte dela. Tal acontecimento vai além de simplesmente usar a bandeira do arco-íris, representando a luta por direitos civis, respeito e igualdade.

 

Tanto a parada quanto o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, celebrado em 28 de junho, são fundamentais para aumentar a visibilidade e promover discussões sobre a importância de garantir os direitos da população LGBTQIAPN+.

 

Nosso país está entre as nações com maior índice de homicídios de homossexuais no mundo. Ao enaltecermos o orgulho LGBTQIAPN+, homenageamos as vítimas de ódio e promovemos a conscientização de pessoas sobre a necessidade de proteger essa comunidade. É uma forma de exercer cidadania, luta e resistência e de proporcionar um ambiente seguro para aqueles que se sentem marginalizados na sociedade.

 

Em Guarulhos existem dois pontos de atendimento especializados para essa população: o Ame Pro Trans – Ambulatório Especializado no Processo Transexualizador (avenida Tiradentes, 2.521, Jardim Santa Edwirges) e a Subsecretaria de Políticas da Diversidade (avenida Maués, 170, Jardim Bom Clima).

 

Fundado há mais de sete anos, o ambulatório se tornou um ponto importante para as pessoas LGBTQIAPN+ do município e também para as de outras cidades do Alto Tietê. Ele oferece atendimento médico, incluindo a hormonioterapia para a população trans, e atendimento psicológico.

 

Já Subsecretaria de Políticas da Diversidade promove encontros da população LGBTQIAPN+ de forma ampla, oferecendo serviços de saúde e acolhimento de forma integral, além de auxiliar na troca do nome social.

 

No último mês de setembro a pasta, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, obteve mais uma conquista ao receber o Certificado de Qualificação (lei 10.948/01) emitido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, em reconhecimento ao seu compromisso e esforço na promoção e defesa dos direitos LGBTQIAPN+.

 

Renato Cheffer, subsecretário de Políticas da Diversidade

 

 

Arte: Comunicação/PMG