Guarulhos apresenta números significativos no Dia Mundial do Meio Ambiente

Quarta, 05 de Junho de 2024 - 19:00

Em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a prefeitura de Guarulhos apresenta um balanço de suas principais ações voltadas à proteção dos meios físicos, químicos, biológicos e sociais da cidade, que causam efeitos diretos e indiretos sobre a população e suas atividades.

Algumas ações voltadas ao tema sob coordenação da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) são plantio e doação de mudas de árvores nativas para enriquecimento da arborização urbana,  podas para controle do crescimento e garantia de segurança à vida e aos bens materiais, além de remoções de árvores doentes, mortas ou que estejam em desacordo com o local do plantio.

Desde 2017, início da atual gestão, foram plantadas 45.618 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica regional, sendo 6.647 entre janeiro e maio deste ano.. Segundo o Instituto Brasileiro de Florestas – IBF, a cada sete árvores adultas são capazes retirar até uma tonelada de dióxido de carbono (CO2), principal gás associado ao efeito estufa, da atmosfera.

Horto Florestal

Para envolver a sociedade no tema da conservação ambiental, a Sema faz doações de mudas produzidas no Horto Florestal de Guarulhos, a partir de sementes coletadas na própria cidade. O objetivo é que o morador plante sua muda e acompanhe o crescimento dela.

Mundo Verde

Criado em 2023 o Projeto Mundo Verde já doou 24.598 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, acompanhadas de um Qrcode que direciona para página no site da Prefeitura onde constam todas as informações necessárias para o plantio e o cultivo da mesma.

Podas

Desde 2017 foram realizadas 27.561 podas e árvores. Além de visar a segurança das pessoas e dos bens materiais como dito anteriormente, o serviço objetiva ainda manter a saúde das árvores, no que diz respeito ao seu crescimento proporcionando a condução de galhos para o perfeito equilíbrio.

Remoções

Um total de 4.441 árvores foram removidas desde 2017. As remoções feitas pela Sema são compensadas com o plantio de espécies nativas com tamanho adequado para o local e, preferencialmente, na mesma área ou proximidades.

Educação ambiental

Também fazem parte das atividades da Sema a realização de trilhas, oficinas e palestras, voltadas à sustentabilidade. O Complexo de Educação Ambiental - CEA Bosque Maia, maior parque urbano de Guarulhos, atende escolas, entidades de classe ou grupo de amigos. Cerca de 16, 6 mil pessoas já participaram de atividades no local desde 2017.

Clima

Para minimizar as alterações provocadas nos padrões do clima na cidade causadas pelas ações do homem, a Sema criou em 2021 um grupo de trabalho que está desenvolvendo o Plano de Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima em Guarulhos.

O grupo, formado por representantes de diversas secretarias municipais, entidades de classe e sociedade civil, tem entre as suas atribuições gerenciar riscos, aumentar a segurança hídrica, instituir unidades de conservação, implantar ciclovias e parques lineares e incentivar a garantia da moradia digna aos munícipes.

Abdo Mazloum, secretário de Meio Ambiente

Fotos: Divulgação/PMG