Guarulhos abre todas as 68 UBS no Dia D de Vacinação contra a Pólio

Sexta, 07 de Junho de 2024 - 10:17

A Prefeitura de Guarulhos aderiu ao Dia D de Vacinação contra a Pólio, do governo estadual, para todas as crianças de um a quatro anos de idade, que devem ser imunizadas contra a poliomielite (paralisia infantil). As 68 UBS da cidade (exceto a Morros, que está em reforma) e o Ambulatório da Criança abrirão neste sábado (8), das 8h às 17h, para aplicar as vacinas.

Já para crianças e adolescentes menores de 15 anos será feita a atualização vacinal, iniciando ou completando a caderneta de acordo com a situação. Será um dia também para alertar sobre a importância de seguir o esquema vacinal.

A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus, que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.

A campanha faz parte do processo de mudança do esquema vacinal das crianças, que se deve às conquistas obtidas no processo de interrupção do poliovírus no Brasil. A pólio selvagem está eliminada no Brasil desde 1989 e em São Paulo desde 1988. O ato fez com que o país recebesse a certificação de área livre da doença em 1994.

Atende Já Dengue e Saúde Agora

Ainda neste sábado a Prefeitura de Guarulhos abre quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) pelos programas Atende Já Dengue e Saúde Agora. As UBS São Ricardo, Cidade Martins, Seródio e Cummins funcionarão das 8h às 17h para atender pessoas com sintomas de dengue, bem como para prestar os atendimentos tradicionais, como vacinação e exames. Além disso, as estruturas avançadas das UPAs Paulista, São João e Cumbica, além do PA Paraventi, prestarão atendimento no sábado e no domingo (9), das 7h às 19h.

O Ambulatório da Criança fica na rua Osvaldo Cruz, 151, Centro.

Os endereços das UBS podem ser consultados em https://www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.

Já os endereços das estruturas avançadas podem ser consultados em www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-de-urgencia-e-emergencia-24-horas.

Imagem: Divulgação/PMG