Encontro Lixo Zero Guarulhos Melhores Práticas reúne iniciativas sustentáveis no Adamastor

Terça, 04 de Junho de 2024 - 18:01

Teve início nesta terça-feira (4) o Encontro Lixo Zero Guarulhos Melhores Práticas no Centro Municipal de Educação Adamastor, no Macedo. O primeiro dia do evento promovido pela Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, contou com a presença de autoridades e de diversos expositores de iniciativas de promoção da sustentabilidade.

O secretário de Serviços Públicos, Rodnei Minelli, falou sobre a importância da adesão da população às iniciativas de preservação da natureza, dentre elas a coleta seletiva. “Apesar de Guarulhos contar com a coleta em todos os bairros, apenas 4% do resíduo reciclável produzido diariamente na cidade chega de fato às cooperativas, nas quais gera renda a muitas famílias. Diante disso, para aumentar a adesão da população ao serviço, realizamos eventos como este, além de iniciativas como visitas e atividades em escolas e empresas”, afirmou o gestor.

A programação do dia contou com painéis sobre compostagem e agricultura familiar com os assuntos lixo orgânico, sustentabilidade e meio ambiente, biodigestor, composteira comunitária e reciclagem, vermicompostagem na escola, horta hidropônica, agroecologia e produção de vida na Unifesp Guarulhos. O evento segue nesta quarta-feira (5).

Confira a programação

9h - Painel Educação Ambiental - Instrumentos Pedagógicos para uma Escola Lixo Zero

Convidado: Colégio Agostiniano Mendel

10h - Painel Sensibilização - Os 8 Rs da Sustentabilidade - Cacilda Aparecida Costa Paranhos

Projeto: Dedoches Sustentáveis: Estratégia lúdica para a promoção da educação em saúde - Caroline Góes dos Santos

Projeto: Projeto Lixo do Bem - Vanessa Hatayama

Projeto: Sustentabilidade e Solidariedade - Nakabi Reforço Escolar

Projeto: Amigos da praça e os resíduos no lugar certo - Ana Paula Rodrigues de Freitas

11h30 - Painel Escolas Rumo ao Lixo Zero

Projeto: Sustentabilidade, adquirindo valores para mudar o mundo - EPG Celso Furtado

Projeto: Escola Sustentável - EE Odete Fernandes Pinto da Silva e UNG

Projeto: Reciclagem de Óleo de Cozinha e Produção de Sabão e Pasta Brilho - Núcleo Assistencial Anália Franco II

Projeto: Lixeira Para a Prevenção de Inundações - PEI Celso Piva

14h - Painel Redução e Reúso

Projeto: Eko_Upcycling Lapidar - Espaço Cultural Nova Bonsucesso

Projeto: Maquetes com material reciclado, utilizado em exposições em escolas estaduais e CEUs de Guarulhos - Roberto Faria

Projeto: Eko Viver Melhor - Espaço Cultural Nova Bonsucesso

15h - Painel Reciclagem

Projeto: Cooperativa Guarulhos Recicla - Gerson Fernando Da Silva

Projeto: Cooperativa Eco Guarulhos - Érica Santos

Projeto: Reciclagem sustentabilidade - Dibpel Gerenciamento Resíduos Industriais Ltda.

Projeto: Vidro Vira Vidro - Massfix Reciclagem de Vidros

Projeto: Crédito de reciclagem de logística reversa - Instituto Rever