Encerramento do Festival Literalmente Isso recebe alunos da Rede Estadual

Sexta, 04 de Maio de 2018 - 18:30

Memórias, delicadeza e corações abertos foram os sentimentos reunidos na tarde desta sexta-feira (4), durante o encerramento do “Festival Literário – Literalmente Isso 2018” no Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear). Promovido pela Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer), a iniciativa contou com a participação dos alunos da Escola Estadual Professora Francisca Batista Trindade.

A arte-educadora e contadora de histórias Wânia Karolis encantou não somente os alunos, mas também professores, gestores e servidores com a apresentação. Todos acompanharam com muita alegria a história “A Menina e o Pássaro Encantado”, adaptada da obra de Rubem Alves.

Trazendo uma caixa de brinquedos, a artista mergulhou no túnel do tempo e destacou a importância que a saudade faz dentro da gente. “O espaço do contar e do ouvir histórias possibilita essa oportunidade de irmos ao encontro de quem somos, do que sentimos, do que pensamos para dialogarmos com tantos mistérios desse nosso mundo, mundo que existe dentro ou fora de nós” elucida Wânia.

Juntas, as crianças foram convidadas a retirar presentes de dentro de uma caixa, as boas lembranças de um tempo que já não existe mais. A atividade representou uma visita à saudade que sentimos e todoaprendizado deixado pelas memórias da infância por meio de nossos familiares e amigos, a quem tanto amamos.

Emoção

A EPG Heraldo Evans também marcou presença no Festival Literário – Literalmente Isso 2018. No dia 25 de abril, o Teatro Padre Bento recebeu cerca de 130 alunos para vivenciarem uma manhã de cheia de poesias, canções e muita descontração.

Com muita delicadeza e alegria, Wânia Karolis fala da experiência: “Sem dúvida, as crianças de todas as idades da EPG Heraldo Evans guardarão para sempre em suas memórias esse momento tão bonito, repleto de poesias e de delicadezas humanas. E, quem sabe, contarão para outras crianças essa história e tudo o que aconteceu nesse momento em um futuro próximo. No final das contas, quem escolhe as histórias para as crianças de hoje são as crianças de ontem!” conclui. 

Literalmente isso

Literalmente Isso é um projeto de valorização de bibliotecas e centros de incentivo à leitura da cidade, espaços nos quais os munícipes são convidados a ler, dialogar, refletir, se atualizar e multiplicar conhecimentos.

Por intermédio de inúmeras atividades culturais, as atividades propostas buscam acolher as pessoas e mostrar a importância da utilização dos espaços, cativando e trazendo sempre novos leitores.

Imagens: Divulgação - Danielle Andrade