Dia D do Dezembro Colorido tem 150 atividades de promoção à saúde

Segunda, 09 de Dezembro de 2019 - 17:55

As ações de promoção à vida saudável que estavam voltadas para três importantes datas comemorativas deste mês: Dia Mundial da Luta contra Aids (1°/12), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3) e  Aniversário de Guarulhos (8) serão intensificadas em todos os serviços da rede municipal de Saúde nesta sexta-feira (13/12), no Dia D do Dezembro Colorido. A programação inclui dinâmica e jogos educativos, exibição de vídeos, palestras, rodas de conversa, oferta de testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis e hepatites virais, entre outras atividades.

O Dezembro Colorido, assim como os demais meses do ano cada qual associado a uma cor diferente para estimular a reflexão de temas relacionados à vida saudável, é uma realização do Programa Movimenta Saúde. As atividades são totalmente gratuitas e abertas a todos os interessados, sendo que, para participar, basta comparecer em um dos serviços da rede e se informar sobre a programação.

Dentre as atrações programadas para esta sexta-feira (13) destacam-se o espaço de leitura com material em Braille, além de palestras sobre acessibilidade e mercado de trabalho na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jurema durante o dia todo; e as oficinas de simulação dos desafios diários da pessoa com deficiência que serão promovidas pelas UBS Palmira (das  8 às 16 horas), Acácio (às 10 horas), Cabuçu (9 horas) e Ponte Alta (11 horas).

Além dessa vivência, a UBS Jovaia terá durante o dia palestra e gincana sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) com oferta de testes rápidos, e memórias da história de Guarulhos com fotos e filmes. A UBS Vila Galvão vai realizar roda de conversa sobre as ISTs e saúde sexual das pessoas com deficiência, abordando os direitos desta população. Ainda haverá nesta unidade bate papo sobre a história da cidade com as arteiras do Vila (como é chamado o grupo de artesanato da unidade), testes rápidos e bingo educativo.

A UBS Santo Afonso fará às 9 horas uma oficina de horta terapia com a população para incentivar a alimentação saudável. Já na UBS Jurema haverá divulgação através de cartazes informativos sobre acessibilidade, direitos da pessoa com deficiência e disponibilização de agendamento com a assistente social para demais informações, das 8 às 11 horas. Além disso, a agenda do Movimenta Saúde para esta sexta-feira ainda conta com aulas de dança e Lian Gong (exercícios curativos da medicina tradicional chinesa), caminhada, vídeo motivacional, auriculoterapia e muito mais.