Comandante da Patrulha Maria da Penha recebe o título de cidadã guarulhense

Segunda, 01 de Julho de 2024 - 17:34

A comandante da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos, Darcy Maria Feitosa, foi agraciada na noite de sexta-feira (28) com o título honorífico de cidadã guarulhense. A cerimônia ocorreu na Câmara Municipal com a presença de autoridades da corporação, vereadores e representantes da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, da Delegacia da Mulher e da Vara da Infância e da Juventude.

Darcy é pernambucana, nascida na cidade de Triunfo, e ingressou na GCM em 1998, na qual conquistou diversas posições na carreira, mas desde 2018 comanda os serviços cotidianos do patrulhamento que protege as mulheres vítimas de violência doméstica.

De acordo com Darcy, a homenagem marcou o dia mais feliz de sua vida. “É uma honra muito grande ter vindo morar aqui, Guarulhos é acolhedora não apenas com os nordestinos, mas com gente de todo o mundo. Aqui fiz minha vida, faculdade, casei, tive filhos e comecei a trabalhar. Agradeço tudo que tenho à cidade, aqui as portas se abriram para mim, estou muito feliz”, comentou.

Nesses quase seis anos com Darcy à frente do programa, 52 homens acabaram presos por descumprimento de medida protetiva de urgência e 16.500 fiscalizações foram efetuadas por meio de visitas e de patrulhamentos preventivos nas residências, bairros e locais de trabalho das assistidas.

"A inspetora Darcy é uma profissional competente, tanto administrativa quanto operacionalmente. Ela é merecedora desse título por todo o seu histórico e pela sua luta em defesa dos direitos das mulheres vítimas de violência doméstica", enfatizou o secretário de Segurança Pública, Márcio Pontes.

Fotos: Divulgação/PMG