CIET encaminha 8,5 mil pessoas a entrevistas de emprego no 1º trimestre de 2019

Sexta, 12 de Abril de 2019 - 14:32

O Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda (CIET), órgão da Secretaria do Trabalho, encaminhou no primeiro trimestre de 2019, cerca de 8.500 pessoas a entrevistas de emprego e processos seletivos de grandes empresas. De acordo com Telma Cardia, secretária responsável pela Pasta, “ainda não existe um número exato de pessoas que conseguiram emprego, já que muitas empresas ainda estão realizando seus processos seletivos”.

Neste mesmo período, cerca de 40 mil pessoas foram atendidas nas cinco unidades do CIET no Centro, Vila Augusta, Cumbica, Pimentas e Ponta Alta. A unidade do Centro, localizada ao lado do Adamastor, foi a que atendeu maior número de pessoas, totalizando 29 mil atendimentos realizados. Emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) foi um dos serviços mais solicitados, com 3,5 mil documentos emitidos.

No mesmo período, em 2018, o órgão havia encaminhado para entrevistas de emprego 3.037 pessoas. “O aumento significativo no número de atendimentos é fruto da intensificação do trabalho de reaproximação das empresas com o governo, da melhor estruturação da equipe de captação de vagas e de contato com as empresas. Outra coisa que colaborou para que o aumento significativo no número de atendimentos foi o trabalho de qualificação que fizemos com a população, oferecendo diversos cursos profissionalizantes", explica Telma.

Novas oportunidades

Moacir Pedro da Silva, 42 anos, morador da Vila Carmela, conseguiu a tão sonhada recolocação no mercado do trabalho através do CIET, no último mês de março, como auxiliar de conferente em uma empresa localizada na Vila Augusta. “Estava desempregado há sete meses. Neste período, fui até o CIET ao lado do Adamastor umas três vezes e sempre fui muito bem recebido. Os funcionários são maravilhosos e muito prestativos. Agradeço muito ao CIET por ter me ajudado a conseguir um emprego de novo”, afirmou.

Já Jonathan Pereira dos Santos, 23, estava desempregado desde o final de 2018. Em março, conheceu o CIET por indicações de amigos que já utilizaram o serviço. "O atendimento foi ótimo. Da primeira vez já me indicaram o aplicativo do SINE, comecei a acompanhar e consegui a vaga de auxiliar de estoque". Jonathan ressaltou ainda que indica o local para todos os amigos que precisam de emprego. "É uma ótima oportunidade. Conseguir emprego está cada vez mais difícil e saber que a Prefeitura está pensando no munícipe que precisa é muito bom", afirmou.

Imagens: Lucas Dantas/PMG