Atividades da Subsecretaria de Igualdade Racial mobilizam mais de 11 mil pessoas em 2023

Quarta, 10 de Janeiro de 2024 - 16:15

As atividades desenvolvidas de janeiro a dezembro do ano passado pela Subsecretaria da Igualdade Racial (SIR) atingiram diretamente 11.272 pessoas, com destaque para o Novembro Negro GRU, cuja programação incluiu oficinas, exposições fotográficas, rodas de conversa, a 18ª Marcha da Consciência Negra, a 1ª edição do prêmio Boas Práticas Igualdade Racial e encontros para a construção do Fórum Municipal de Liberdade Religiosa, entre outras.

No mês de maio a subsecretaria, que integra a Secretaria de Direitos Humanos de Guarulhos, realizou o seminário 135 Anos da Abolição Inacabada, que discutiu os efeitos da abolição da escravatura para a população negra e apresentou possibilidades para o aperfeiçoamento de políticas públicas e privadas como forma de superação de desigualdades e enfrentamento do racismo a partir da valorização da história e da memória afro-brasileira. Com uma plateia formada por servidores, professores e o público em geral, o evento contou com a participação de representante do Ministério da Igualdade Racial, docentes, além de autoridades municipais.

Já o 16º Encontro dos Povos Indígenas de Guarulhos, em agosto, reuniu 14 etnias diferentes residentes na cidade e contou com atividades como rodas de canto e dança com indígenas, rituais, palestras, exposição e venda de produtos artesanais, atividades com alunos da rede municipal de ensino e distribuição de mudas de plantas.

Por sua vez, a 15ª Semana da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha mobilizou centenas de pessoas em julho com discussões sobre raça, gênero e políticas públicas, além de minicurso online, show da Batucada das Pretas e oficinas de turbantes, bonecas Abayomi e tranças afro.

No fim do último semestre o município aderiu ao projeto Cidades Antirracistas, proposto pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), reforçando seu compromisso em prol o desenvolvimento de iniciativas de promoção da igualdade racial.

Além disso, a Subsecretaria da Igualdade Racial promoveu também iniciativas como exposições fotográficas, apresentações teatrais e uma ação do projeto Cidadania Itinerante (parceria com a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania), que disponibilizou orientação e serviços como emissão de RG, CPF e certidões.

Fotos: Divulgação/PMG