Alunos do Conservatório se apresentam na Biblioteca Monteiro Lobato no início de julho

Quarta, 26 de Junho de 2024 - 12:12

Os grupos formados por alunos e professores do Conservatório Municipal de Guarulhos promovem entre os dias 1º e 5 de julho a última semana de apresentações gratuitas e abertas ao público deste ano. Os espetáculos, que acontecerão na Biblioteca Monteiro Lobato às 20h, trabalham para mostrar à população todo o aprendizado adquirido em sala de aula nos últimos anos.

Ao todo os espetáculos já duraram três semanas e passaram pela biblioteca durante o mês de junho, estando agora em apresentação no Teatro Adamastor.

Na próxima segunda-feira (1º) o projeto Caminhos da Percussão utilizará instrumentos de percussão para apresentar ritmos brasileiros, cubanos, africanos, étnicos e sua grade rítmica por meio da história, da localização, da pesquisa de instrumentos musicais tradicionais, de atualidades, do folclore e de folguedos. Os alunos se apresentarão com o coordenador Ricardo Ramesh.

Na terça-feira (2) será a vez do Coletivo Estudando o Samba tomar o palco. O projeto busca um melhor entendimento do samba em seus diversos subgêneros, como o samba de partido-alto, samba canção, samba maxixado, samba de gafieira e samba choro. A apresentação reúne canções clássicas, como Pequeno Burguês, de Martinho da Vila, mesclada com composições inéditas desenvolvidas pelos membros do coletivo. O projeto é coordenado pelo professor Ronaldo Gama.

O projeto Violino Suzuki se apresenta na quinta-feira (4). O repertório, montado com peças dos períodos Barroco ao Clássico, será apresentado pelas crianças da turma com a professora Ana Flávia Oliveira de Paula Ferrão. O projeto pensa a música como ferramenta pedagógica e utiliza o método Suzuki, que parte da premissa de que todas as pessoas nascem com habilidade musical, elas apenas precisam ser estimuladas da forma correta e ter um ambiente favorável ao aprendizado.

Para finalizar a semana de apresentações, na sexta-feira (5) a música popular brasileira será a estrela da noite com o projeto Almanaque. O repertório reúne obras de Noel Rosa, Tom Jobim, Edu Lobo, Luiz Gonzaga, Hermeto Pascoal, Paulo Vanzolini, Jimi Van Hauser e Egberto Gismonti. Coordenada pelo professor Norberto Queiroz, a apresentação reúne os músicos Ricardo Ramesh, Willison Oliveira Silva, Renato Alves, Norberto Queiroz, João Peres, Rafa Alface e Vinícius Gaviole.

A Biblioteca Monteiro Lobato fica na rua João Gonçalves, 439, Centro.

Imagens: Divulgação/PMG