Agentes da GCM voltam a salvar criança engasgada, desta vez no Jardim São João

Quarta, 05 de Maio de 2021 - 15:33

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos salvaram a vida de uma bebê engasgada de 29 dias na noite de 27 de abril no Jardim São João. Os pais da criança chegaram à Inspetoria de Patrulhamento Norte na ocasião com a menina no colo sem conseguir respirar. Três agentes rapidamente entraram em operação de salvamento utilizando a manobra de Heimlich, a mesma que foi aplicada no salvamento de uma criança de 14 dias no último dia 26 de abril, no Jardim Paraventi.

 

Depois de conseguirem fazer a criança voltar a respirar, os guardas civis a levaram para a UPA São João, local em que recebeu os demais atendimentos médicos necessários para garantir a sua saúde.

 

O que é a manobra

 

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

 

No caso de um bebê, ele é colocado de bruços, deitado em cima do antebraço do socorrista e com a cabeça virada para baixo. O objetivo da manobra é simular a tosse, por meio da elevação do diafragma e aumento da pressão intratorácica, de modo que se consiga expulsar o corpo estranho das vias aéreas.

 

Fotos: Divulgação/PMG