Abertura dos Jogos Escolares Municipais mobiliza alunos de Guarulhos nesta segunda-feira

Segunda, 03 de Junho de 2024 - 17:32

O estádio Arnaldo José Celeste, na Ponte Grande, o CEU Vila São Rafael e o ginásio Fioravante Iervolino receberam na manhã desta segunda-feira (3) todo o entusiasmo das escolas participantes das partidas da abertura dos Jogos Escolares Municipais 2024. Em sua 11ª edição os jogos apresentam o tema Somos Natureza: Aprendendo com a Ancestralidade e as Identidades e traz a perspectiva da cultura corporal para uma educação integral de qualidade.

Ao todo 41 escolas participaram da primeira rodada dos jogos nas modalidades resgate, queimada, pique-bandeira, corda em equipe, xadrez e damas. Os jogos seguem até o dia 21 de junho em oito regiões da cidade: O Mestre Mandou (Jardim São João), Barra Manteiga (Centro), Roda Cantada (Bonsucesso), Ioiô (Cumbica), Nunca Três (Cabuçu), Corre Cotia (Vila Galvão), Amarelinha (Taboão) e Rua Avenida (Pimentas).

Do alto da arquibancada do estádio Arnaldo José Celeste, enquanto aqueciam os ânimos, os alunos da EPG Jeanete Beauchamp Kauã Pacífico (10), José Airton da Silva (10) e Gabriel Martins (11) torciam pelos colegas que já estavam em quadra. “O mais importante é participar, compartilhar as atividades com os amigos, conhecer alunos de outras escolas. E se a gente perder? Não precisa ficar triste porque todos nós vamos nos divertir muito”, disse Airton.

Para a professora de educação física Rosilene Trindade Barbosa, que nesta edição atua na arbitragem dos jogos, é um privilégio participar da competição. "A gente vê o quanto é importante para as crianças participar deste momento, o quanto elas aprendem. Longe de serem competitivos, os jogos oferecem uma proposta mais lúdica para que os educandos possam brincar, se divertir e socializar, uma oportunidade que as crianças têm de vivenciar os jogos fora da escola, conhecer e interagir com outros estudantes, conhecer os equipamentos do esporte e da educação e participar ativamente de uma prática corporal única da rede municipal de ensino”, explicou.

A etapa regional dos Jogos Escolares Municipais 2024 reúne 86 escolas e alunos do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.

Fotos: Camila Rhodes/PMG