7ª Conferência Municipal de Saúde tem início nesta sexta-feira

Quarta, 27 de Março de 2019 - 16:57

Depois de promover quatro miniconferências, uma em cada região de saúde, eleger delegados e acolher mais de 500 propostas da população para melhorar o SUS, Guarulhos abre oficialmente nesta sexta-feira (29), a partir das 18 horas, a 7ª edição da Conferência Municipal de Saúde, que tem como tema central “Democracia e Saúde”. O evento, que acontece a cada quatro anos e será realizado no Adamastor Centro, se estende até sábado(30), com início dos trabalhos às 8 horas e previsão de término às 17 horas.

Ao todo foram eleitos para a Conferência Municipal, nessas quatro etapas preparatórias, 156 delegados que, divididos em grupos, debaterão juntamente com os 80 membros do Conselho Municipal de Saúde as mais de 500 propostas apresentadas nos três eixos temáticos: “Saúde Como Direito”, “Consolidação dos Princípios do SUS” e “Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS”.

Durante a Conferência, os participantes têm por objetivo analisar as prioridades locais de saúde, formular propostas no âmbito das três esferas de governo e elaborar um relatório final, que será acompanhado de perto pelo Conselho Municipal de Saúde. Além disso, serão eleitos na oportunidade 56 delegados para a etapa Regional da Grande São Paulo, que será realizada no dia 23 de maio próximo, na Uninove Vergueiro.

Assim como as miniconferências, as etapas regional e estadual (de 7 a 9 de junho próximo) também funcionam como fase preparatória para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada entre os dias 4 e 7 de agosto em Brasília (DF). Esta 16ª edição nacional é chamada de “8ª + 8” como um resgate à memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986 e considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para a criação do SUS.