70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos é tema de Fórum no Adamastor

Segunda, 10 de Dezembro de 2018 - 14:32

A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) realiza, nesta terça-feira (11), a partir das 8h30, no Adamastor Centro, o 1º Fórum de Direitos Humanos de Guarulhos. O evento celebra os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), que foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948 e estabeleceu, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos.

O fórum conta com uma extensa programação, repleta de debates, palestras, mesas redondas, exposição e mostra de curtas. A iniciativa propõe, além de reflexões, uma integração entre técnicos, gestores públicos e sociedade civil, para que o resultado das discussões possam ser determinantes na melhoria das políticas públicas relacionadas aos direitos humanos.

No período da manhã, uma mesa redonda será formada para debater a importância e os desafios trazidos pela Declaração Universal de Direitos Humanos, e contará com as participações de Maria Beatriz Nogueira, Doutora em Relações Internacionais e chefe do escritório da ACNUR-ONU em São Paulo, tendo coordenado o Comitê Nacional de Refugiados (CONARE) e a Assessoria Internacional da ex-Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e de Dalila Figueiredo, presidente e fundadora da Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude – ASBRAD.

Após o almoço, o público se dividirá em salas com temas variados envolvendo o direito humano. Entre as temáticas a serem trabalhadas estão: Violação de direitos e segurança pública; Educação em Direitos Humanos e Direito à Memória; Direitos Humanos em todas as idades; Direitos Humanos na Cidade e Direitos Humanos e participação popular.

Mostra de Curtas

A programação do Fórum conta também com uma mostra de curtas, que será apresentado no Cineclube do Adamastor. Os filmes foram produzidos e/ou dirigidos por coletivos urbanos de cultura e retratam, de maneira lúdica, diversas cenas do cotidiano sobre violação dos direitos humanos.