O que é?

O Serviço de Atendimento Móvel às Urgências e Emergências - SAMU é responsável pelos atendimentos pré-hospitalares (locais que não possuam suporte de atendimento de urgência e emergência, entre eles, via pública (rua), local de trabalho, residências, etc.) do município, através de ambulância de suporte básico à vida (motorista e equipe de enfermagem), ambulância de suporte avançado (motorista, médico e enfermeiro) ou motocicleta (equipe de enfermagem), chegando precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte.

Destaca-se que são urgências as situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras. E encaminham às unidades de saúde da Urgência e Emergência, de acordo com a gravidade e grade de referência do município.

Quando é necessário?

Deve-se acionar o SAMU em casos de problemas cardiorrespiratórios, crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito, suspeita de Infarto ou Acidente Vascular Cerebral (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns), intoxicação exógena, envenenamento, queimaduras graves, maus tratos, trabalho de parto, tentativas de suicídio, acidentes/traumas com vítimas, afogamentos, choque elétrico, acidentes com produtos perigosos, agressão por arma de fogo ou arma branca (faca ou similar), soterramento, desabamento, crises convulsivas e outras situações de urgência ocorridas em locais que não possuam suporte de atendimento de urgência e emergência, entre eles, via pública (rua), local de trabalho, residências, etc.

Quando NÃO é necessário?

Dores crônicas;

Vômito e diarréia;

Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;

Transporte de óbito;

Dor de dente;

Transferência sem regulação médica prévia;

Trocas de sonda;

Corte com pouco sangramento;

Entorses (luxações leves que não demandam socorro imediato);

Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio;

Todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica;

Forma de Atendimento:

Por meio da Central de Atendimento, pelo número 192, através de ligação gratuita para telefone fixo e móvel, 24 horas/ dia.

Para otimizar o atendimento à população de Guarulhos há 08 (oito) bases do SAMU distribuídas pelo Município, de maneira descentralizada, permitindo o deslocamento mais rápido às ocorrências.

Prazo para execução / prioridade de atendimento / previsão de tempo de espera para atendimento:

Há um número preconizado de ambulâncias no município, de acordo com diretrizes do ministério da saúde e estas são deslocadas até as ocorrências de acordo com o protocolo do SAMU, através da central de regulação de urgência, por médicos reguladores, com base na classificação de prioridade e gravidade da solicitação de atendimento.

Legislação:

Política Nacional de Atenção à Urgência e Emergência.

Documentos necessários:

• Documento com foto;

• Cartão SUS do paciente.

Taxas Cobradas:

Não há.