Maio terá três apresentações gratuitas das orquestras de Guarulhos

Sexta, 03 de Maio de 2024 - 16:57

No mês de maio as orquestras de Guarulhos irão apresentar gratuitamente obras de Frédéric Chopin, Franz Schubert, Sergei Rachmaninoff, Niccolò Paganini, Matheus Bitondi e Almeida Prado em espaços públicos da cidade em três ocasiões. Para cada uma delas os ingressos podem ser retirados antecipadamente pelo site orquestrasdeguarulhos.com/ingressos.

A primeira apresentação acontece no dia 12 de maio, às 16h, no Teatro Padre Bento, quando a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, sob a regência do maestro Emiliano Patarra, apresentará o vencedor do 3° Concurso GruPiano, Jordan Alexander, que tocará o Concerto para Piano n° 1 em Mi menor, Op. 11, de Frédéric Chopin. A orquestra apresenta ainda nesse dia a Sinfonia n° 3 em Ré maior, D. 200, de Franz Schubert, obra de referência do romantismo alemão.

O segundo concerto será no dia 19 de maio, também no Teatro Padre Bento, a partir das 16h. Essa apresentação, que faz parte da série Convidados Especiais, traz a Orquestra GRU Sinfônica sob a regência de Guilherme Mannis e o renomado pianista Leonardo Hilsdorf interpretando o Concerto n° 2 para Piano e Orquestra em Dó menor, Op. 18, de Sergei Rachmaninoff. Além disso, os artistas Renato Vieira, no oboé, e Júlia Pedron, na flauta, interpretam com o conjunto a obra Desventuras Concertantes para Oboé, Flauta e Larápios Invejosos, de Matheus Bitondi, que será ouvida pela primeira vez nessa data. Completando o programa de forma intensa, a orquestra interpretará também a Sinfonia n° 1 em Si Bemol maior, Op. 38 "Primavera”, de Robert Schumann.

Já a última apresentação do mês acontece no Conservatório Municipal de Guarulhos, no dia 24 de maio, às 20h, dentro da Série de Câmara, com um repertório diversificado para violino e piano: o violinista Tiago Dias e a pianista Michiko Miyajima tocam diversas composições do italiano Niccolò Paganini, um dos grandes virtuosos do século XIX, e a dupla Samuel Mello e Jordan Alexander executa a Sonata para Violino e Piano n° 3, de Almeida Prado, um dos maiores compositores brasileiros do século XX.

O Teatro Padre Bento fica na rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade