GCM de Guarulhos comemora 25 anos de fiscalização de trânsito com balanços positivos

Sexta, 26 de Abril de 2024 - 16:43

A Guarda Municipal de Guarulhos (GCM) de Guarulhos celebrou nesta sexta-feira (26), na Câmara Municipal, os 25 anos de trajetória de sua primeira inspetoria. Iniciado em 1999 com 19 membros, hoje o Grupamento de Trânsito (Gtran) conta com 40 agentes nas ruas e mais 25 em formação para cuidar da fiscalização viária da cidade. Neste ano a equipe já apreendeu 1.020 veículos por irregularidades administrativas, enquanto que em 2023 foram recolhidos 1.689.

O ano de 2024 já soma 56 veículos autuados, apreendidos e removidos por transporte clandestino de passageiros no aeroporto internacional; em 2023 foram 80. “Também estamos fortemente presentes nas Blitze da Lei Seca desde 2018. No primeiro bloqueio que fizemos 600 condutores foram abordados e mais de cem foram multados por estarem embriagados. Passados seis anos, atualmente, de mil que averiguamos, nem dez apresentam embriaguez. É por isso que a fiscalização é tão importante”, enalteceu o secretário para Assuntos de Segurança Pública, Márcio Pontes.

Com o crescimento da cidade as atribuições também aumentaram e foi criada a operação Carro Abandonado, Carro Guinchado, que já retirou 800 veículos das ruas desde 2022, os quais apresentavam sinais de abandono por mais de 30 dias e representavam risco à segurança pública e à saúde pública, uma vez que são potenciais criadouros do mosquito da dengue.

"Os balanços extremamente positivos são fruto dos esforços dos últimos sete anos de gestão, que investiu em equipamentos e viaturas mais modernas, na valorização profissional e na carreira dos agentes”, afirmou Pontes.

O grupamento também promove o projeto Gtran Educa, que palestra para a comunidade escolar e outras entidades sobre a importância da educação e da cidadania para um trânsito mais seguro. Nas escolas, a proposta de cunho preventivo apresenta o tema por meio de uma minipista para as crianças com plaquinhas indicativas de proibido estacionar, travessia de pedestres, área escolar, reduza a velocidade, dentre outras sinalizações viárias.

Imagens: Diego Frois/PMG