Escola Viva

Escola Viva de Artes Cênicas 2023

 

Os cursos gratuitos de circo, dança e teatro da Escola Viva de Artes Cênicas são iniciativas da Secretaria de Cultura para a oferta de atividades artísticas. As aulas, destinadas a maiores de 16 anos e que integram diferentes linguagens nas Artes Cênicas, têm como objetivo a formação livre.

 

A Escola Viva objetiva ainda a pesquisa e criação em artes cênicas, com cursos e atividades que privilegiam a experimentação artística em processos colaborativos.

 

Curso livre de formação que une as artes da cena, a Escola Viva oferece conteúdo programático dividido em três núcleos/linguagens de ensino:


Teatro: Trata-se de uma jornada que explorará a essência da arte teatral, pautada sobretudo no fazer musical e autoral. Toda segunda e quarta, nos turnos da tarde e noite – 35 vagas cada turno. Artistas Orientadores: Cesar Sinício e Rebecca Nishimura;
 

Dança: Este núcleo tem como objetivo apresentar várias técnicas e abordagens da dança, a partir de técnicas de dança contemporânea, contato, improvisação, dança-teatro, método viewpoints e da performance, a fim de reconhecer suas interfaces, estimular a pesquisa autoral e sua própria linguagem de movimento. Toda terça e quinta, nos turnos da tarde e noite – 35 vagas cada turno. Artistas Orientadores: Rubens Barbosa e Nata Neumann;


Circo: “O SER PALHAÇO” Passando por dinâmicas teatrais, em grupos e solos, as vertentes do nariz do Palhaço na Rua, no Picadeiro, no Teatro e nos Hospitais, suas diversas facetas, possibilidades e o respeito à menor máscara do mundo. Toda quinta nos turnos da tarde e noite – 30 vagas cada turno. Artista Orientador: Kin Yokoyama.

 

Edital n° 03/2023 - SCSC02 DE PROCESSO SELETIVO DA ESCOLA VIVA DE ARTES CÊNICAS

 

Para se inscrever, clique aqui.

 

 
Os cursos livres têm duração de um ano cada e acontecem de segunda a quinta-feira, das 15h30 às 18h15, e das 18h45 às 21h30. 
 

 

Seleção

 

A seleção dos candidatos será presencial, no Teatro Padre Bento (Rua Francisco Foot, nº 3 - Jardim Tranquilidade) nos  dias 27, 28 e 29 de junho de 2023, das 18h às 21h30. A data da seleção e entrevista dos candidatos será divulgada por e-mail para todas as pessoas inscritas até o dia 26 de junho de 2023.

A divulgação do resultado final será publicada no Diário Oficial do Município, em data prevista para o dia 4 de julho de 2023. As atividades estão previstas para ter início a partir do dia 10 de julho de 2023.

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

1. Quem pode se inscrever?

Pessoas com 16 anos ou mais.

 

2. Quando acontecem as inscrições?

Até as 23h59 do dia 23 de junho de 2023.

 

3. Quantas vagas estão disponíveis?

Há um total de 200 vagas.

 

4. Como fazer a inscrição?

Através dos links de inscrição disponibilizados acima.

 

5. Quais são as datas das etapas do processo seletivo?

Após seleção através dos formulários de inscrição, as entrevistas com os artistas orientadores ocorrerão dos dias 20 a 22 de junho de 2023 das 18h30 às 21h30.


Em caso de dúvida sobre o processo de inscrição, entre em contato com a Divisão de Formação Cultural pelo e-mail escolavivagru21@gmail.com ou pelo telefone (11) 2087-0940, de segunda a sexta, das 8h às 16h.